Blog Puro Bem-Estar

/Nutrição

Pedida do dia: Sucos Funcionais

 

Você quer incrementar o bronzeado? Desinchar? Ajudar o metabolismo? Ter mais energia? Pois um suco pode ser seu aliado para tudo isso!

Os chamados sucos funcionais são a nova mania da tribo fitness. Além das funções que foram citadas anteriormente, há ainda receitas que ajudam a regular o intestino, estimular a produção de colágeno, retardar o envelhecimento, regular a digestão, aumentar a imunidade, a circulação e até os hormônios. As receitas são sempre um mix de frutas, folhas verdes e legumes. Os sucos funcionais também não levam conservantes, açúcar ou adoçantes - por isso, mesmo aqueles de garrafinhas, devem ser consumidos em no máximo 3 dias.

Mas como ainda não existe (ainda!) um suco que faça milagre, é importante saber que sozinho o suco pode não ter os efeitos desejados. É preciso aliá-lo a uma dieta equilibrada e a hábitos saudáveis de vida para melhores resultados. Mas, claro, um suco detox sempre é bem vindo após um fim de semana de excessos, por exemplo.

Melhor horário para consumir o suco funcional: especialistas afirmam que beber o suco funcional pela manhã ajuda nos resultados e no metabolismo, mas lembram que isso varia muito de pessoa para pessoa.

Posso substituir uma refeição por um suco funcional? Uma dieta líquida nunca deve ser feita por conta própria! Sempre consulte um médico. Fazer um dia detox, por exemplo, adotando os sucos por um dia pode ajudar a desinchar o corpo - mas o resultado é momentâneo. Estender esse hábito pode levar a deficiência de nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais para o organismo. O ideal é trocar os lanches intermediários pelos sucos, até o café da manhã, mas nunca tê-los como substitutos das principais refeições.

O bom desse tipo de suco é que existem diferentes combinações para mesmas funcionalidades, então dá para ter algo que diferencie a sua dieta!

Abaixo, seguem as composições de alguns dos sucos funcionais mais queridinhos do momento:

SUCO BRONZEADOR: Cenoura, beterraba, laranja e gengibre.

SUCO DETOX: Couve, maçã, gengibre e pepino (alguns trazem ainda variações acrescentando batata doce, chuchu, beterraba grama de trigo e batata yacón).

SUCO ANTIOXIDANTE: Açaí, limão siciliano, pimenta caiena e água ionizada.

SUCO PARA DESINCHAR: Abacaxi, pera, erva doce, pepino, limão e hortelã.

SUCO ENERGIZANTE: Couve, espinafre, maçã, pera, gengibre, semente de girassol e grama de trigo.

 

E, claro, que separamos para você 3 receitinhas especiais, que dá para fazer em casa mesmo! (fonte: Discovery Home & Health)

SUCO PARA COMBATER CELULITE: 10g de hera, 10g de cavalinha, 10g de dente-de-leão e 1 copo de água. Faça o chá das ervas por infusão. Tome 3 vezes por dia, sempre após as refeições.

SUCO PARA HIDRATAÇÃO DA PELE: 3 framboesas, 3 morangos, 1 colher de sopa de mel e 1 copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador e tome 2 copos diariamente.

SUCO ANTI-ESTRESSE: 100g de broto de alfafa, 1 folha de couve, alface ou repolho e 1 copo de água de coco. É só centrifugar tudo.

 

 

Voltar
}