Blog Puro Bem-Estar

/Nutrição

É sede ou fome?

 

 

 

A sede e a fome é o alerta que o corpo está desidratado ou que há falta energia no organismo. Como essas sensações podem ser geradas simultaneamente, e pela mesma região do cérebro, o hipotálamo, não é raro que as pessoas tenham dúvidas de qual é a real necessidade do nosso corpo. Cerca de 40% das pessoas confundem sede com fome.
Para os assaltantes de geladeira: a ingestão de 1 copo de água  controla a fome noturno em 100% dos casos.

Supomos que estamos com fome, quando na realidade temos sede. Resultado: você acaba beliscando alguns alimentos fora de hora e, aos poucos, cria hábitos que lhe valerão alguns quilinhos. Por isso, fique atento às seguintes dicas:

- Consuma líquidos antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede se manifesta é sinal de que o corpo já está desidratando.

-  Tome de 8 a 12 copos de água, que representam de 2 a 3 litros, diariamente. Ou faça o cálculo da quantidade ideal para o seu corpo aqui.

- Aposte em sucos de frutas naturais, sem açúcar, e chás de ervas (camomila, cidreira, capim-limão). Experimente, também, bater o suco com as folhas e ervas. Por exemplo: maracujá com capim-santo, abacaxi com hortelã, laranja com erva-doce...

- Crie versões de água aromatizada. Adicione gotas de limão, sementes de maracujá, alguns morangos, rodelas de laranja ou folhas de hortelã ou capim-santo. 

- Mantenha sempre uma garrafa de água à mão, seja na bolsa, no escritório, no carro ou em casa. 

- Alimente-se a cada três horas. Quando você come menos do que necessita, como nas dietas de redução de peso, sente fome. E aí, reconhecer as necessidades do seu organismo fica ainda mais difícil. Por isso, nada de ficar sem comer por um período prolongado! Lembre-se de que, quando você se alimenta em pequenos intervalos, garante uma taxa de metabolismo adequada, o que ajuda tanto na redução como na manutenção do peso. E tem mais: comendo a cada 3 horas você favorece a ingestão dos nutrientes necessários para manter a disposição e o bom humor, durante todo o dia!

 

Bons motivos para você beber água 

 
1- Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.

2- Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.

3- Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.

4- Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.

5- Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.

6- Melhora a absorção de nutrientesUma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).

7- Reduz infecçõesA água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.

Voltar
}