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Vamos comer inhame!

Você sabia que muitos desconfortos que temos diariamente (dores de cabeça, dores de estômago, náuseas, cansaços, etc) podem ser evitados mudando pequenos hábitos na alimentação?

Sim, nós somos o que comemos. Isso define o nosso organismo e a maneira como iremos nos sentir ao longo do dia e dos anos. Temos que cuidar do nosso corpo pois ele é o nosso "instrumento de trabalho". Há quem encare a nutrição como uma "farmácia" natural.

Engana-se quem pensa que é difícil mudar e que é preciso mudar radicalmente. Pequenas atitudes ao longo do dia, como beber 2 litros de água (de preferência purificada) e reduzir o consumo de açúcares, gorduras e álcool já colaboram bastante e são o primeiro passo para uma vida mais saudável.

A diversidade brasileira em alimentos é muito grande e há alimentos que passam despercebidos mas deveriam ser inclusos em nossa alimentação diária, como o inhame por exemplo.

O inhame é tubérculo (assim como as batatas, cenouras e beterrabas) de origem africana, muito popular no mundo e consumido em abundância na culinária do Norte e Nordeste do Brasil - nessa região também é conhecido como cará. Além de todos os benefícios deste alimento para o organismo, o inhame também é um grande aliado no emagrecimento. Isso mesmo: aliado no emagrecimento.

 

O inhame é um alimento medicinal dos mais fantásticos, cita  Sonia Hirsch em seu livro "Boca Feliz & Inhame Inhame" - a autora ainda afirma que o inhame fortalece o sistema imunológico (é rico em vitaminas e sais minerais) e faz com que todas as impurezas do organismo sejam eliminadas através da pele, dos rins e dos intestinos. Além disso, este rico alimento auxilia na modulação hormonal feminina, sendo um ótimo aliado no tratamento dos sintomas da TPM, redução dos níveis de colesterol, controle da pressão arterial aumento da fertilidade, por conta da presença de um fito-hormônio chamado diosgenina.

Os benefícios não param por ai: por conter ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, vitamina C e A e fibras, o inhame contribui, entre outros benefícios, para um bom funcionamento do intestino e ajuda no emagrecimento pois seus carboidratos são de baixo índice glicêmico. No inhame ainda são encontradas substâncias antioxidantes que embelezam a pele, combatem espinhas e a celulite

Mas não para por ai: por ser rico em fibras, o inhame garante a saciedade da fome, é fonte de energia, possui poder anti-inflamatório, auxilia na redução do cansaço físico e fortalece os ossos.

Com tantos benefícios assim, não tem como ignorá-lo, não é mesmo? Inclua o inhame na próxima lista de compras e experimente este tubérculo. Dica: na hora de comprar, osberve se o inhame está firme e com a casca na íntegra. 

Mas e a receita de como usar o inhame? 

Em nosso Pinterest, salvamos algumas receitas maravilhosas de como usar o tubérculo nas receitas e você pode acessar clicando aqui.

Mas que tal começar com um suco e um patê de inhame?

Para fazer o suco, você vai precisar de:

- 1 Maçã

- 1 Limão

- 1 Inhame pequeno (ou metade de um médio se for do tipo japonês ou paulista)

- ½ Litro de água

- Mel ou açúcar mascavo para adoçar (opcional)

Pique o inhame e a maçã e esprema o limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

 

Para o patê, cozinhe e amasse os inhames. Acrescente manteiga, ou azeite, folhas verdes picadinhas, ou ervas finas, ou orégano. Você pode acescentar beterraba cozida para um patê rosado bem saboroso ou cenoura crua ralada também. É ótimo para comer com pães e torradas e servir aos amigos. 

 

Somos a favor de hábitos mais saudáveis. Acrescente este alimento funcional à sua rotina e nos conte, quais os benefícios que esta mudança trouxe à você! 

 

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