Blog Puro Bem-Estar

/Nutrição

Benefícios do Gengibre

O gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Ele apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.

As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g.

 

  1. Anda sem apetite? Coma gengibre fresco antes do almoço para estimular o apetite. A medicina Ayurvédica recomenda que o almoço seja a principal refeição do dia, porque é nessa altura que a energia digestiva está no pico.
  2. O gengibre melhora a absorção e assimilação dos nutrientes essenciais.
  3. O gengibre limpa os ?canais? de microcirculação do organismo, incluindo os seios nasais que tendem a congestionar-se de vez em quando.
  4. Sente-se com enjoo ou náuseas? Mastigue gengibre, de preferência envolvido num pouco de mel.
  5. Não consegue controlar os gases? Adivinhe! O gengibre ajuda a eliminar a flatulência!
  6. Sofre de cólicas? Mastigue gengibre ?  e para melhores resultados, passe-o por azeite quente antes de o mastigar.
  7. Torcendo-se com dores nas articulações? O gengibre, com as suas propriedades anti-inflamatórias, pode aliviar. Deite umas gotas de óleo essencial de gengibre no seu banho para aliviar as dores musculares e das articulações.
  8. Fez uma cirurgia? Mastigar gengibre no pós-operatório pode ajudar a superar a náusea.
  9. Beba chá de gengibre para se livrar das dores de garganta e da congestão nasal. E quando corre uma aragem, os benefícios de aquecimento deste saboroso chá são ainda maiores!
  10. Angústias noturnas?? Experimente adicionar um bocado de gengibre ao seu prato de sopa. Psst ? os textos Ayurvédicos conferem ao gengibre propriedades afrodisíacas, também.
Fontes: meiuah, minhavida

Voltar
}