Blog Puro Bem-Estar

/Nutrição

Aroma de fruta na hora da refeição

Em um restaurante, é comum encontrar muitas tentações, pratos incríveis e sobremesas tentadoras. No entando, de acordo com cientistas, um simples truque pode mudar sua escolha, optando por alimentos mais saudáveis. Cheirar uma fruta.

O estudo publicado na revista "Appetite", sugere que ao sentir o aroma de frutas antes de escolher uma refeição, faz com que o cérebro fique mais propenso a escolher opções mais saudáveis.

Segundo psicólogos da Universidade de Bourgogne, em Dijon, na França, as descobertas são comprovadas devido aos resultados dos voluntários que não sabiam que estavam sendo expostos a odores de frutas.

Foram recrutados 115 homens e muleres entre 18 e 50 anos. Os voluntários foram avisados que participavam de um estudo que analisaria como as pessoas se comunicam durante suas refeições.

Metade dos voluntários ficaram em uma sala que foi pulverizada com odor de pera e a outra metade em uma sala sem odor nenhum. Depois foram convidados a escolher três pratos do buffet, entrada, refeição principal e sobremesa. Em todos os pratos havia uma opção com frutas ou legumes e outra sem nenhuma opção saudável.

As opções de entrada eram carnes frias ou cenoura ralada. No prato principal, a escolha era entre cannelloni à bolonhesa e salmão acompanhado de risoto de legumes verdes. Na sobremesa as opções eram brownie de chocolate ou compota de maçã.

Mesmo que o odor de peira tenha tido pouco efeito na escolha da entrada ou refeição principal, os estudos mostram que na sobremesa a diferença foi grande. Três em cada quatro participantes que não foram expostos ao cheiro de pera optaram por brownie de chocolate, e menos da metada do grupo exposto ao cheiro fez a mesma escolha.

A avaliação dos cientistas mostra que o apetite pode ser moldado por estímulos inconscientes. No relatório da pesquisa é afirmado que os voluntários expostos ao odor de peira, em sua maioria, optaram por sobremesas de frutas.

 

Fonte: Uol

Voltar
}