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Alimentação Nota 10

Como estamos no ritmo de Copa do Mundo, hora de conferir como anda sua alimentação.



Para estar sempre em boa forma, com o corpo saudável e uma boa alimentação, comece fracionando suas refeições.
Faça no mínimo 4 a 6 refeições diárias em horários fixos e com moderação. O tempo entre uma refeição e outra não deve ser menor que duas horas nem maior do que quatro horas.

Coma devagar e mastigue bem os alimentos; quando os alimentos são mastigados de forma rápida, a digestão fica incompleta e o que é pior, acabamos comendo mais pois ficamos menos saciadas. A mastigação estimula o fluxo de saliva, diminuindo a velocidade da taxa de ingestão de alimentos e, além disso, exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo uma sensação de saciedade.

Enriqueça sua alimentação consumindo:

Fibras - As fibras são substâncias encontradas em alimentos de origem vegetal, principalmente em grãos integrais como aveia, centeio, arroz, e em frutas e hortaliças.
Probióticos - Estes são alimentos quem contém microorganismos vivos (lactobacilos e as bifidobactérias) que beneficiam o organismo, melhorando o balanço microbiano intestinal.
Crucíferas - Você encontra-as em vegetais como repolho, couve-flor, brócolis e couve de bruxelas, além de nutritivos e pouco calóricos, são ricos em glicosinolatos. Essas substâncias têm sido associadas com a redução do risco de câncer, principalmente de mama.
Ômega 3 - Peixes como salmão, sardinha, atum, anchova, cavala, arenque, entre outras espécies marinhas são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que tem mostrado ser eficiente em reduzir uma variedade de doenças incluindo hipertensão, doença cardiovascular, aterosclerose e desordens inflamatórias e auto-imunes.
Chá verde - Este é rico em polifenóis, substâncias com forte ação antioxidante.

E claro, tenha uma vida ativa, faça atividades físicas.
E não precisa ser algo específico, 1 hora de caminha por dia é o necessário.

 

Fonte: Uol

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